Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo

Bodybuilding and Fitness
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Conheça as tendências nos ginásios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Wabba-Portugal

avatar

Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/07/2007

MensagemAssunto: Conheça as tendências nos ginásios   3/7/2008, 5:53 am

Conheça as modalidades da moda, as aulas mais concorridas e as que estão para chegar

As aulas de grupo com maior sucesso a nível mundial fazem parte do Body Training System (BTS), um conjunto de modalidades praticadas em ginásios de todo o mundo sob a forma de franchising. Todas as aulas têm coreografias e músicas específicas, que mudam a cada três meses.

Para tal, os instrutores recebem formação trimestralmente e numa data marcada as novas coreografias são apresentadas aos sócios. «No dia do lançamento o ginásio está em festa. As aulas são dadas por vários instrutores, que vêm vestidos de maneira diferente e todos os sócios são convidados a participar», comenta Joana Batalha, activities manager do Holmes Place de Cascais.

Existem essencialmente sete modalidades BTS em Portugal: body pump, body combat, body attack, body step, body jam, body balance e RPM. Veja aqui o que cada uma delas (e outras) podem fazer por si.

Treino total

Para quem procura um trabalho muscular completo, o body pump, aula de grupo com barras e pesos, é a mais indicada «e também uma das mais concorridas», refere Joana Batalha.

Se pretende combinar tonificação muscular com perda de calorias, pode optar pelo body combat, com movimentos de kickboxing e karaté, ou pelo body step que, como o próprio nome indica, consiste numa aula de step com passos simples.

Quando o objectivo é descontrair as modalidades mais indicadas são o body jam, uma fusão de hip hop, funk e danças latinas, e o body balance, baseado em movimentos de tai-chi, pilates e yoga.

Mas para quem pretende perder peso a sério as melhores aulas são mesmo as de RPM (rotação por minuto), aula de grupo com música realizada em bicicletas estacionárias e, igualmente, muito concorrida, e as de body attack, treino cardiovascular intercalado que combina aeróbica de alta intensidade com exercício de força e estabilização.

Aulas de grupo

A par do BTS existem ainda as aulas de grupo livres, em que o programa varia a cada treino, consoante o instrutor.

Entre as mais conhecidas estão o total condicionamento ou a ginástica localizada, um treino completo com barras e pesos que combina exercícios de resistência muscular e cardiovascular; o ABS ou core training, um treino de curta duração (cerca de 15 minutos), localizado no reforço da musculatura lombar e abdominal.

Para quem gosta de piscina pode ainda optar pela hidroginástica, uma aula com coreografia e música dinâmica, ou pelo hidrobike, uma espécie de RPM dentro de água.

Espírito zen

Uma nova tendência são as chamadas modalidades holísticas, recentemente introduzidas nos ginásios e que têm conquistado cada vez mais adeptos. Entre as mais conhecidas encontram-se o tai-chi chuan, o pilates e o yoga, todas elas promotoras do equilíbrio do corpo e mente e da melhoria da postura.

A última novidade nos ginásios é o power jump, uma aula de grupo realizada em trampolins individuais, com música e coreografia.

«Esta aula permite queimar muitas calorias e é óptima para fortalecer toda a zona média, pois sendo o trampolim uma superfície instável obriga-nos a ter permanentemente o abdominal contraído para manter a estabilidade», refere a Activities Manager do Holmes Place.

O que está a dar lá fora

Em Portugal, estas modalidades ainda são praticamente desconhecidas, mas lá fora já movem multidões:

Budokon
Surgiu nos Estados Unidos em 2000 e foi criada por Cameron Shayne, antigo guarda-costas de Charlie Sheen e Sean Penn. Combina princípios e posturas do yoga e das artes marciais, com objectivo de equilibrar o corpo e a mente. Courtney Cox, Jennifer Aniston, Meg Ryan e Rene Russo são algumas das fãs mais famosas desta modalidade.
www.budokon.com

Bosu
Conjunto de exercícios realizados em cima de uma semi-esfera com 63 centímetros de diâmetro, o bosu. É utilizada a área plana e a área redonda deste equipamento, para que o equilíbrio seja desafiado de diferentes maneiras. Permite trabalhar os vários grupos musculares, a força e a flexibilidade.
www.bosufitness.com

Jabbing
Modalidade criada pelo italiano Fabrizio Castellani, instrutor de fitness e de desportos de combate. As aulas são realizadas ao ritmo da música, desde o funk à latina, passando pela disco, e combinam sobretudo técnicas de artes marciais orientais com a aeróbica. Incluem coreografias simples numa simulação de combate que podem ser úteis em situação de defesa pessoal.
www.jabbing.net

Gyrotonic
Técnica inventada na década de 80 pelo ex-bailarino húngaro Juliu Horvath e criada a partir de movimentos de dança, natação, thai-chi e yoga. Os exercícios são executados num aparelho de madeira, composto por um banco e um mecanismo de ganchos e roldanas. O objectivo é esticar e fortalecer os ligamentos e as articulações, corrigir a postura e desenvolver uma maior elasticidade.
www.gyrotonic.com

Texto: Vanda Oliveira
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Conheça as tendências nos ginásios
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Conheça seu Volkswagen - Amaury F. De Almeida
» Alguem conhece alguma W100 a venda aqui no Brasil?
» Conheça o veículo oficial que levará o novo Papa
» Conheça os 10 automóveis mais roubados do Brasil
» Conheça os carros mais e os menos recomendados pelos mecânicos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo :: TEMAS GERAIS :: NOTICÍAS :: 2008-
Ir para: