Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo

Bodybuilding and Fitness
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 RESPONSÁVEL TÉCNICO - INSTALAÇÕES DESPORTIVAS (16/05/2007)

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/07/2007

MensagemAssunto: RESPONSÁVEL TÉCNICO - INSTALAÇÕES DESPORTIVAS (16/05/2007)   13/1/2008, 8:20 am

Inscrição do Responsável Técnico:

Com o intuito de dotar com melhores condições de funcionamento as instalações desportivas de uso público, é fundamental que os meios humanos ao serviço das mesmas tenham as melhores condições técnicas para garantir uma utilização adequada aos seus fins.

Para tal, surge o Decreto-Lei n.º 385/99, que introduz um conjunto de medidas referentes à responsabilidade técnica pelas instalações desportivas em funcionamento.

Avulta, do decreto lei referenciado anteriormente, a obrigatoriedade da existência de um Responsável Técnico nas instalações desportivas, cuja formação é determinada consoante a tipologia da mesma.

O Instituto do Desporto de Portugal, como entidade responsável pela inscrição dos Responsáveis Técnicos, criou uma ficha de inscrição (que se disponibiliza neste site: www.idesporto.pt ), devendo a mesma ser enviada posteriormente para estes serviços, juntamente com a documentação solicitada (consultar decreto lei n.º 385/99).

O responsável técnico, tendo em conta o n.º 1 e 2 do artigo 6º. do mesmo diploma, deve dispor de formação adequada ao exercício das funções, a qual, consoante a tipologia da respectiva instalação desportiva, será determinada por portaria do membro do governo responsável pela área do desporto (portaria que ainda não saiu).

Podem, em qualquer caso, as funções cometidas ao responsável técnico, ser exercidas por licenciado em estabelecimento de ensino superior na área da educação física ou desporto, de acordo com o disposto no n.º 3 do supramencionado artigo 6º.

Para ler a notícia completa, clique no seguinte link:

http://www.idesporto.pt/content/4/4_8/4_8.aspx
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fisicoculturismo.forum-motion.com
ANTONIO BRILHANTE



Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/07/2007
Localização : ALBUFEIRA

MensagemAssunto: Re: RESPONSÁVEL TÉCNICO - INSTALAÇÕES DESPORTIVAS (16/05/2007)   17/1/2008, 4:46 pm

Quando se trata do nosso bem mais precioso, a saúde, não nos podemos dar ao luxo de cometer erros, por isso é fundamental que o serviço que se presta nos Ginásios e Academias seja o mais profissional possível. No entanto será que o simples facto de colocar como responsável técnico um licenciado em Educação Física irá mudar assim tanto a qualidade do serviço prestado?
Com base na realidade que conheço nunca conheci um recém licenciado capaz de prescrever um treinamento com pesos, aliás a maioria deles nunca entrou sequer num Ginásio.
Compreendo que este governo tem que de qualquer forma tentar reduzir o desemprego mas não me parece que seja esta a maneira correcta. Em minha opinião dispensar pessoas com anos de experiência e excelentes provas dadas, só porque não teem um "canudo" não é certamente a melhor solução.
Quanto a mim a atitude correcta seria aproveitar a experiência e tentar complementá-la com formação académica de acordo com a tipologia da respectiva instalação desportiva, assim como dar formação específica aos licenciados em áreas nas quais eles não possuem qualquer tipo de experiência profissional.
E depois sim com a colaboração e interligação de ambas as partes não tenho dúvidas que estariam reunidas todas as condições para a prestação de um serviço sério, idóneo, responsável e profissional. cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
RESPONSÁVEL TÉCNICO - INSTALAÇÕES DESPORTIVAS (16/05/2007)
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Instalação central multimedia
» Instalação de acessorios
» Módulo de Subida de Vidro Tury LVX10B plug and play(dúvidas sobre instalação)
» Comentários sobre a DAELIM ROADWIN R
» Instalação TTC Urethane Buffer nas molas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo :: TEMAS GERAIS :: NOTICÍAS :: 2007-
Ir para: