Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo

Bodybuilding and Fitness
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 LUTA CONTRA DOPAGEM E PLANO NACIONAL ANTIDOPAGEM (23/07/07)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/07/2007

MensagemAssunto: LUTA CONTRA DOPAGEM E PLANO NACIONAL ANTIDOPAGEM (23/07/07)   13/1/2008, 9:21 am

Após reportagem sobre Culturismo emitida no passado Domingo na cadeia de televisão "SIC" cabe-nos e neste momento apropriado, clarificar alguns aspectos relevantes aos quais somos (COMITÉ NACIONAL DE FISICOCULTURISMO) totalmente solidários.

A dopagem representa um flagelo que põe em causa a imagem do desporto como uma escola de virtudes onde os valores, os princípios e as regras são respeitadas e preservadas. Em 1999, os Países de todo o Mundo e o Movimento Desportivo concluíram que tinham que dar as mãos para que se pudesse implementar uma luta eficaz contra este flagelo.

A criação da Agência Mundial Antidopagem, numa parceria pioneira entre as Autoridades Públicas e o Movimento Desportivo, e o lançamento do Programa Mundial Antidopagem começam a dar os seus frutos, apertando cada vez mais o cerco aos prevaricadores. A aprovação unânime, em Outubro de 2005, na UNESCO de uma Convenção Internacional contra a Dopagem em tempo recorde representa igualmente um marco muito importante na Luta contra a Dopagem.

A utilização de substâncias dopantes não se cinge ,infelizmente, ao desporto de competição, atingindo igualmente os jovens em idade escolar e os utentes de ginásios de musculação. A dimensão da utilização de substâncias dopantes fora do desporto de competição representa, actualmente, em muitos Países do Mundo, um problema de Saúde Pública.

Em suma, todos temos que reflectir sobre o nosso contributo para a génese e para a prevenção desta problemática porque – Juntos será mais fácil! O Plano Nacional Antidopagem (PNA) consiste numa planificação de periodicidade anual, estabelecida e a aplicar pelo CNAD, segundo o seu quadro de competências legais; onde são englobadas as acções de controlo de dopagem em competição e as fora de competição, para todas as modalidades desportivas incluídas no Plano Nacional Antidopagem nesse ano.

O objectivo é o de planear e implementar uma distribuição isenta e racional de controlos de dopagem. As acções de controlo de dopagem têm por objecto as modalidades desportivas organizadas na âmbito das FN titulares do estatuto de utilidade pública desportiva (UPD) ou outras entidades, estas, mediante protocolo estabelecido com o CNAD. Em baixo, alguns links úteis extraídos do site do "IDP"

DADOS ESTATÍSTICOS DOPING 2006
HISTÓRIA DA LUTA CONTRA A DOPAGEM EM PORTUGAL
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fisicoculturismo.forum-motion.com
 
LUTA CONTRA DOPAGEM E PLANO NACIONAL ANTIDOPAGEM (23/07/07)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Motards europeus pegam em armas e juntam-se à luta contra o Estado Islâmico
» Hyundai Tucson nacional vai virar Flex
» contra-esterço
» Comercial do Tucson nacional!
» 110 000 Protestam contra inspecções

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo :: TEMAS GERAIS :: NOTICÍAS :: 2007-
Ir para: