Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo

Bodybuilding and Fitness
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 FISICOCULTURISMO (28/07/2007)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/07/2007

MensagemAssunto: FISICOCULTURISMO (28/07/2007)   13/1/2008, 9:28 am

Fisicoculturismo ou Culturismo é um desporto onde o objectivo é a procura, através da musculação, a melhor formação muscular. A sua Competição ocorre em concursos colectivos ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, proporção e definição muscular.

Descrição
A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contracção e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contracção mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contracções concêntricas e excêntricas), contínua ou intercalada, suave ou intensa, com recursos aeróbico ou anaeróbio.

Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma actividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objectivos e desportos. Em suma, podemos definir o termo "culturismo" como o treino programado com resistências para atingir a hipertrofia muscular, ou por outras palavras, a prática do exercício físico com pesos para estimular o crescimento muscular.

História
Por distintas razões, o homem rendeu-se ao culto do corpo, desde sempre e leva séculos utilizando técnicas tipicamente culturistas para desenvolver a força e utilizá-la depois no seu quotidiano.

Á medida que retrocedemos na História, reparamos que o homem sempre necessitou das suas habilidades físicas para a sua sobrevivência. Dentro destas habilidades, claro que não poderia faltar a essencial, a força, pois esta, sempre foi a mais desejada e necessária. Na pré-história, o homem precisava da força para alimentar-se e defender o seu território, ou seja, a sua resistência física condicionava a sua sobrevivência num meio hostil aos mais fortes e fatal para os mais débeis, Já para não falar que só se poderia ser chefe de tribo ou clã, se se tivesse estes atributos físicos.

A força física, entendida como principio e antecedente do culturismo, foi admirada e mitificada por as principais civilizações da história. Nas mitologias clássicas podemos encontrar diversas alusões a homens muito fortes.

Os atletas gregos treinavam os seus corpos levantando pesos para competir nas olimpíadas. Muitos vestígios da cultura “helénica” representavam a homens com físicos harmoniosos e proporcionais, o que poderia indicar a estreita relação entre a Arte e a associação dos conceitos de Beleza e Equilíbrio.

O Culto do corpo acompanha o homem em todo o decurso da história. Nos tempos dos Romanos, o músculos eram sinónimo de virilidade e poder. Apenas os chefes militares apresentavam torsos musculados, prova disso são as ainda existentes estátuas alusivas aos mesmos com incidência aos físicos musculados, onde os rostos eram adornados com equilibrados físicos.

Muitos atletas romanos demonstraram a sua força na arena dos circos. Os gladiadores eram admirados pelas suas habilidades e muito do que foi escrito e gravado, falam de guerreiros com físicos e habilidades sobrenaturais.

A admiração das culturas gregas e latinas pelos músculos ficou patente na sua rica mitologia. Por exemplo, um destes mitos relata a história de “Hércules”, quem nunca ouviu falar de “Hércules”?, um homem dotado de uma força sobrenatural!

Muitas religiões falam de homens com uma força extraordinária. Na própria “Biblia” podemos encontrar um relato sobre um homem chamado “Sansão”, o qual possuía uma força mítica e desmesurada. Também faz referência a outro homem, um guerreiro (felísteo) chamado “Golias”, temido pela sua altura e complexa estrutura física.

Poderia enumerar ainda um sem fim de exemplos, mas por fim, com o Séc. XXI, os estudos de muitos anos em matéria de cultura física permitiram formular e estruturar princípios de treino, que formam parte da pedra angular do Culturismo (treino, dieta e suplementação). Os constantes avanços científicos em matéria de preparação física atingiram nestes últimos cinquenta anos uma evolução jamais vista em toda a história da humanidade.

Estratégia
Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisicoculturistas focam três principais pontos:

* Treino adequado com a resistência de pesos.
* Nutrição especializada, incorporando extra proteína e suplementos alimentares quando necessário.
* Repouso (descanso) adequado.


Uso de Anabolizantes
A prática do Culturismo, não é excepção há regra, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, o que é algo altamente prejudicial a saúde e para a verdade desportiva ou mesmo ética do desporto, já que este são hormônios sintetizados. Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos desses esteróides, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção dos melhores resultados possíveis.

Terceira idade
Estudos recentes vem demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbicos, o treino, como o levantamento de peso, tem sido muito bem visto pelos profissionais e investigadores da área. Esta é uma visão que para a manutenção ou ganho de massa muscular, o Culturismo, bem orientado, produz resultados bastante efectivos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://fisicoculturismo.forum-motion.com
 
FISICOCULTURISMO (28/07/2007)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» apresentação da specialized xc 2007
» Caixa da ML 350 gasolina 2007
» Hayabusa 2006/2007 ou 2008/2009
» CAPOTAGEM ECOSPORT 2007
» BANDIT 1200N 2002 ou Gsx 750F 2007?????

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo :: TEMAS GERAIS :: NOTICÍAS :: 2007-
Ir para: